12/03/2017

Resenha: O Encantador De Livros - Lucas De Sousa


Titulo: O Encantador de Livros
Autor: Lucas de Sousa
Paginas: 148
Editora: Ler Editorial

Sinopse: Aventure-se na Cidade dos Livros ― um lugar mágico, onde a leitura é mais que uma paixão, os moradores são leitores insaciáveis e as árvores são recheadas de frutos e livros. Conheça o Encantador de Livros, um contador de histórias capaz de fazer os livros voarem, e Benjamim, um menino analfabeto que, juntamente com seus amigos, terá que salvar a cidade de uma terrível ameaça.
Um romance infantojuvenil que desperta a consciência para a importância da leitura e as ações transformadoras que ela pode gerar.
Fantasia / Ficção / Infantojuvenil / Literatura Brasileira


Resenha:
Me interessei pelo livro já pelo titulo e pela capa. O encantador de livros é uma obra infanto juvenil linda e marcante. Adorei o ambiente, a história se passa em "A Cidade dos Livros", onde o que move as pessoas e até mesmo a economia, é o amor pela leitura. Em cada canto existe pessoas lendo, seja no ponto de ônibus, nas escolas, andando pela rua, qualquer local, existe alguém lendo algum livro.

"Fosse á luz de velas ou até mesmo dentro de uma carruagem, ou ainda no fundo escuro de um porão, na Cidade dos Livros todo mundo lia."

Benjamim mais conhecido como o apanhador é um menino de 10 anos, garoto humilde que mora com sua madrasta Eunice, ele é analfabeto e é apaixonado por livros, ser analfabeto é algo que ele sente muita vergonha, mas já tentou de tudo que é jeito, mas ele não consegue aprender, mas isso não o impede de ir colecionando livros.

Seus amigos, Ariane, André, Nicolas e Clarice não sabiam do segredo de Benjamim, assim como toda a cidade não sabia, pois Benjamim era bem conhecido por que todos os dias ele saia pelas ruas pedindo livros para a sua coleção.

"Feliz é aquele que, mesmo não sabendo ler, consegue amar os livros e salva-los."

Tudo parece perfeito, até que a cidade fica toda agitada aguardando a chegada do maior contador de histórias do mundo, o Encantador de Livros, um homem misterioso que tem o poder de dar vida aos livros.

A realidade deles fica ameaçada pelo atual prefeito, Bonanza, que decreta que não irá mais existir livros de fantasia e ira substituir por mais tecnologia. A fantasia transporta os moradores, deixando tudo mais magico e alegre, mas saber que ficaram sem livro deixa muita gente revoltada, pois os moradores vivem e respiram livros, e tecnologia é o que eles menos tem interesse em consumir.

"A fantasia nos revela a verdade que muitos adoram esconder."

Os moradores são contra, mas não sabem como evitar a tragédia, ainda mais por que o prefeito afirma que o Encantador de Livros estava ao seu lado. Mas como seria possível um homem que adorava livros querer se livrar deles?

Mas Benjamim e seus amigos não ficarão quietos, até que eles desvendem o mistério e salvar a Cidade dos Livros das ameaças.

"Se começarmos uma tarefa sem acreditar no que somos capazes de fazer, não faremos grandes coisas. Acreditar em nós mesmos é o primeiro passo para ser feliz de verdade."


Benjamim foi o que mais me encantou, não tem como não se apaixonar por esse personagem. Já, a madrasta dele, Eunice, foi uma personagem que me deixou confusa,uma hora ela era uma pessoa boa, esforçada e trabalhadora e um pouco amargurada, e em outro momento ela é má, são como duas personalidade diferentes.

O Encantador de Livros tem uma capa muito linda, uma das mais lindas que eu já vi, a diagramação esta perfeita, a fonte tem uma tamanho bem agradável, e capitulo pequenos, as paginas são amareladas. É uma leitura muito rápida, os personagens e o ambiente foram muito bem construído e desenvolvido, a editora fez um excelente trabalho.

O autor conseguiu fazer com que todos os personagens tenham um papel importante na história, e com uma escrita leve, Lucas de Sousa consegue fazer o leitor mergulhar nessa aventura. O enredo possui reviravoltas surpreendente e mesmo sendo com uma narrativa voltada para o publico mais jovem serve para todas as idades.

Me apaixonei pelo livro. Assim que iniciei a leitura, fui levada diretamente para dentro da história. Consegui imaginar cada acontecimento e personagens. 

O Encantador de Livros é uma história que fala do amor pelos livros, de como a leitura nos transporta e nos faz viver momentos incríveis que a realidade muitas vezes não nos permite. Um livro que nos ensina a importância da literatura.


"Vamos sempre amar os livros por que eles nos fazem úteis e não nos tornam imbecis."




Minha Avaliação 




20 comentários:

  1. Oi Ket!
    Eu já vi esse livro em livrarias, mas essa é a primeira resenha que leio. Parece uma história fofinha, mas bastante relevante, principalmente para o público mais jovem aprender e desenvolver o amor pelos livros e como você comentou, tudo com uma escrita leve e boas reviravoltas o que deve fazer da trama uma leitura super agradável. Eu realmente gostaria de morar na Cidade dos Livros, afinal quem não sonha em encontrar árvores de livros?!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ketellyn!
    Deve ser uma história muita fofa mesmo, ainda mais quando toda turma de Benjamin se junta para que não sejam exterminados os livros.
    Adoro livros infantos porque são bem criativos e tem sempre muita aventura, mesmo que o protagonista não saiba ler em uma cidade onde todos amam os livros.
    “Ouse saber!(Sapere aude)” (Immanuel Kant)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ketellyn,
    É uma linda história de fantasia e o sonho de todo devorador insaciável de livros, imagine só morar em uma cidade onde tem arvores cheias de livros. Mas mais que uma fantasia é um livro sobre amizade, união, diferenças e um amor pela literatura. Por ser um livro infanto-juvenil e trazer uma história leve, mas cheia de lições é uma leitura que acredito que irá agradar a muitos leitores, independente da idade!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da dica e a resenha ficou ótima, gostei com certeza pretendo ler, a capa tambem é bem bonita e chama a atenção, ficara ótima na estante.

    ResponderExcluir
  5. O encantador de livros parece ser muito fofo! Seria ótimo se houvesse uma cidade só de livros.
    Gosto de leituras leves e descontraídas! Acho que iria gostar desse livro!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ketellyn!
    Não curto livro infantojuvenil, por isso não me empolguei para ler O Encantador de Livros mas tenho um primo nessa faixa etária a quem estou introduzindo no mundo da leitura e O Encantador de Livros é bem a cara dele por isso vou indicá-lo e quem sabe eu pegue emprestando para ler?!
    Ah, eu não poderia deixar de comentar sobre os quotes, amei, principalmente o penúltimo sobre acreditar em nós mesmos, muito sábio e concordo completamente.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. No começo, achei bem infantil e não tive curiosidade, mas quando li que o personagem é analfabeto, a julgar por todo o contexto recheado de livros e viciados em ler, fiquei sim interessada. Seus comentários positivos sobre a experiência de leitura instigam-me ainda mais. Sem dúvidas, se eu tiver a oportunidade, lerei,

    ResponderExcluir
  8. Realmente qualquer leitor pira na capa e título *_*
    Achei muito fofo o garoto não saber ler e ainda assim amar os livros, parece uma história fofa e muito bem escrita. Estou ansiosa para lê-lo

    ResponderExcluir
  9. Adoro historia que tem crianças e magia juntos. São duas coisinha que se encaixa perfeitamente, não é diferente dessa historia. Benjamim é fofura, né? Apesar de saber ler isso não impende ele de gosta de livros. Gostei dele logo de cara. Um livro com pegada de aventura e toque fofo, não tinha como não gosta. Adorei conhecer esse livro

    ResponderExcluir
  10. gosto muito quando vejo indicações de livros juvenis e esse parece ser fofo e tratar da importância da leitura e de se lutar pelo que quer. A capa tá fofa, quero saber se Benjamin vai aprender a ler e já anotei a dica pro futuro

    ResponderExcluir
  11. como assim eu nunca ouvira falar dessa obra???? achei o enredo a coisa mais linda e fofa que ja vi, um universo que adoraria embarcar e descobrir mais ! Bela resenha.

    ResponderExcluir
  12. Poxa que capa amais amorzinho essa, pena que se trata de um livro com uma escrita e temática mais juvenil, porque juro: fiquei com vontade de comprar só pela capa e pelo título

    ResponderExcluir
  13. Eu ia amar ter uma cidade assim, senti até um pouco de inveja, pois esse lugar é simplesmente um sonho para qualquer leitor.
    Amei sua resenha.

    ResponderExcluir
  14. o único defeito desse livro é ter tão poucas páginas! Quero uma visita do Encantador de Livros na minha casa.

    ResponderExcluir
  15. E curtinho assim, deve ser uma leitura muito rápida mesmo. Já vou procurar para ler assim que possível, enredos assim são sempre muito bem-vindos para fugir dos dramas e tensões maiores

    ResponderExcluir
  16. Eu não conhecia esse livro, mas eu fiquei apaixonada pela história com o pouco que você contou. Gostaria muito de ler. Adorei a capa também. E que sonho essa cidade movimentada a livros, e essa sacada de colocar uma pessoa que não sabe ler nesse ambiente representando a dificuldade, mas também a força de vontade e descoberta é muito inteligente.

    ResponderExcluir
  17. A capa desse livro logo me chamou atenção, achei muito legal essa historia e ela parece ser muito fofa alem de envolvente, por ser um livro curtinho quero ver se pego ele para ler e adorei essa ideia do enredo.

    ResponderExcluir
  18. Mesmo que seja uma obra voltada ao público infantojuvenil ela parece ser prazerosa de se ler. E o fato do Ben não poder ler, mas assim mesmo colecionar livros é encantador.

    ResponderExcluir
  19. Essa é a fantasia que amo, a capa chama a atenção de cara. Mesmo sendo infanto juvenil, quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Ketellyn!!
    Adorei a sua indicação desse livro super fofo!! A capa é linda demais!! Estou apaixonada pela a história!!
    Beijoss

    ResponderExcluir