13/03/2017

Resenha: Gone



Titulo: Gone
Subtitulo: O Mundo Termina Aqui
Série: Gone #1
Autor: Michael Grant
Paginas: 518
Editora: Galera Record


Sinopse: Em um piscar de olhos, todos com mais de 14 anos desaparecem. Restam adolescentes. Pré-adolescentes. Crianças. Nenhum adulto. Nenhum professor, policial, médico ou responsável. Linhas de telefone, redes de televisão e a internet param de funcionar. Não há como pedir ajuda. A fome é intimidante e a violência começa. Os animais parecem estar se transformando, e uma criatura sinistra está à espreita. Os próprios adolescentes estão ficando diferentes, desenvolvendo novos talentos: poderes inimagináveis, perigosos e mortais, que crescem dia após dia. É um mundo novo e assustador. É preciso escolher um lado — e a guerra é inevitável.


Resenha
Ouvi falar da série Gone a cerca de dois anos atrás, porém só tive a oportunidade de ler o primeiro livro agora. Eu coloquei muita expectativa e ele me surpreendeu muito, sendo ainda melhor do que eu imaginei, esse se tornou um dos meus favoritos.

Michael Grant mostra em Gone, como a sobrevivência humana é desafiadora, principalmente para um grupo de crianças. A luta pela sobrevivência irá causar a perda da humanidade de muitas dessas crianças.

O livro já começa direto no ponto principal, em uma escola em Praia Perdida, quando de repente todas as pessoas maiores de 14 anos somem misteriosamente, ou como as crianças chama, eles 'pufaram'. O medo toma conta de todos e ninguém sabe dizer onde foram para os seus pais, professores, todos os adultos.


"Agora a escola estava perigosa. Pessoas apavoradas faziam coisas apavorantes; as vezes, até crianças. O medo podia ser perigoso. O medo podia fazer as pessoas se machucarem. E não havia nada além de medo correndo enlouquecidamente pela escola."

Sem nenhum meio de comunicação, e sem saber quanto tempo durara a comida, todos se desesperam. As crianças mais velhas tentam, aos poucos se organizarem para evitar que haja muita confusão, e após algumas atitudes heroicas de Sam, todos começam a acreditar que ele pode ajuda-los, o problema é que nem mesmo Sam sabe como fazer isso, já que não tem ideia do que pode ter causado esse fenômeno, os prendendo em Praia Perdida e todos os adultos terem sumido.

Quando parece que eles estão se organizando, chega os alunos da Academia Coates, que é o lugar onde são mandadas as crianças e adolescentes que possuem algum problema de comportamento, eles passam a dominar a cidade.

A pessoas da cidade ficam divididas, de um lado os alunos da Coates, sob o comando de Caine. Do outro, os jovens da Praia perdida, sob o comando de ninguém, e é ai que Caine pega o comando de tudo.

Caine Soren é o vilão, perigoso que junto com seus aliados mostra a todos que quer ser o líder e dominar o lugar, junto com seu fiel aliado que não tem nenhuma compaixão, Drake.

Todos tentam descobrir o que houve, e as coisas ficam mais tensas quando descobrem que quando completam 15 anos também somem. As coisas se complicam ainda mais quando algumas das crianças e adolescente adquirem estranhos dons, poderes, e ainda por cima animais começam a sofrer mutações.


" - Aconteceram coisas ruins com todos nós - disse Sam - Algumas muito ruins. Estamos arrasados, estamos cansados. Não sabemos o que esta acontecendo. O mundo inteiro ficou estranho para nós. Nossos corpos e nossas mentes mudaram de maneiras mais estranhas ainda do que a puberdade."

Sam, e alguns outros personagens se unem em uma batalha contra os vilões pelo controle da cidade. E se preparem, pois muitas surpresas são revelas no decorrer da leitura. 



Algumas cenas realmente assustam e dão medo, não pela situação em si, mas pelo fato de que são crianças mantando outras crianças, terem que amputar membros, lutar, tudo é muito chocante, é preciso ter estomago forte e muita coragem em algumas cenas.


"Pessoas apavoradas faziam coisas apavorantes, até mesmo crianças."

Há muitos personagens, mas mesmo assim é fácil de gravar todos eles, todos tem diferentes personalidades, e o leitor se acostuma e fica fácil de saber quem é quem, como o psicopata do Drake, a leal Diana e Edilio, o desequilibrado do Caine e a inteligente Astrid.

Sam começou como um personagem meio chato, sensato e preocupado demais, querendo viver no anonimato, mas não conseguiu. Ele é um personagem que ganha coragem aos poucos e é aos poucos que vai se tornando um grande líder. O bom dele foi que o autor não deixou de mostrar o lado humano de Sam, a preocupação e que ele também é capaz de cometer erros.


" - Todos esperamos que isso acabe. Todos esperamos que logo possamos voltar ao mundo com as pessoas que amamos. Mas agora estamos aqui. Estamos no LGAR. E o que vamos fazer é trabalhar juntos e cuidar uns dos outros, e ajudar uns aos outros."

Astrid é a menina loira bonita e inteligente, que todo mundo tem uma queda, inclusive Sam, mas ela não é uma daquelas personagens que gostam de se gabar por saber de tudo, ela foi muito bem construído, com muita personalidade e potencial.

Quinn é o melhor amigo de Sam, ele é engraçado, sarcástico, e meio maluco, mas que no decorrer da leitura acabou mudando meus pensamentos sobre ele.

Caine é o vilão da história, e apesar dele ser malvado eu acabei gostando dele tanto quanto eu gostei de Sam.

Diana é uma das aliadas de Caine, ela nunca deixa de seguir ele, e apesar do poder dela ser meio chato, a personalidade dela nos conquista e eu acabei gostando dela.

Drake é o fiel aliado de Caine, ele é um psicopata e muitas vezes eu acabei esquecendo que ele era uma criança, ele tem prazer em machucar alguém, e quando o leitor pensa que ele não pode ficar pior, ele acaba nos surpreendendo quando o garoto consegue ser ainda mais ruim do que antes.


"Drake é doente da cabeça, não digo isso para amedrontar, estou dizendo por que é verdade, eu sou má, Caine tem delírios de grandeza, mas Drake é completamente louco."

Muitas vezes no decorrer da leitura fiquei chocada com algumas atitudes de Caine e Drake, me perguntando como eles poderiam fazer aquilo sem se importar com as consequências e o que iria acontecer com as outras crianças. A história chega em um nível que, apesar de você estar chocada, você tem que saber o que vai acontecer depois.

Há também outros personagens maravilhosos que chamam a atenção e que são muito importantes para a história.

O livro é em terceira pessoa, e a cada capitulo tem no titulo uma contagem regressiva do tempo que falta para que Sam complete 15 anos e desapareça como todos os outros, isso torna tudo ainda mais misterioso, já que esperamos até o ultimo capitulo para descobrir o que acontecerá com ele no seu aniversario.


" - Sam. Você pode fazer alguma coisa?
- Talvez. Tenho uma ideia.
Num sussurro tenso, ela disse:
- Você esta falando em...
- Não sei como fazer isso, Astrid, a coisa simplesmente acontece. E esta não é exatamente a hora para eu consultado Yoda sobre como usar a força."

Tudo em Gone acontece num piscar de olhos, é uma história sem enrolação e com momentos de tirar o folego durante as mais de 500 paginas. Uma história que prende o leitor, e é tensa até a ultima pagina. Com personagens muito bem construídos.

É uma história incrível e ao mesmo tempo aterrorizante e com muito ficção. Um mundo novo onde tudo pode acontecer e onde o mau esta a espreita na escuridão.

Michael Grant consegue de forma muito criativa, criar um mundo novo, onde durante todo o tempo novo mistérios surgem, cenas que chocam o leitor, muita ação e suspense, reviravoltas, e no final lemos ansiosos quem será o vencedor da batalha, Sam ou Caine? Isso só saberão lendo.



Minha Avaliação




19 comentários:

  1. Oi Ketelly,
    A premissa deste livro é bem diferente. O autor propõe uma história onde os adultos não estão presente, ao mesmo tempo em força as crianças a se tornarem adultas. Apesar da história ter como personagens as crianças, tem muita coisa referente a forma adulta de viver, como por exemplo o personagem Caine que faz a vez de tirano, liderando a nova "sociedade", aplicando aqui a lei da sobrevivência, onde os mais fortes irão se tirar proveito dos mais fracos. Todo mistério sobre o que irá ou não acontecer com o Sam é o que mais me deixou curiosa para realizar esta leitura. Tem tantas perguntas não respondidas, como o aconteceu com os adultos? ou porque isto está acontecendo? Mas a que mais pesa é o que vai acontecer com o mundo a parti de agora? Esta é, com certeza, uma ótima indicação.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ket!
    Que bom que a trama de Gone te surpreendeu positivamente, é maravilhoso quanto isso acontece!
    Deve ser uma história de tirar o fôlego, adultos somem e crianças e adolescentes tem que viverem uma sociedade onde eles estão no poder agora, mas como tomar decisões e no caso de Sam liderar sendo tão jovem e ainda sob a ameaça de desaparecer quando completar quinze anos? E o que aconteceu com os adultos e qual dos garotos vencerá a batalha? São muitas perguntas e eu realmente fiquei curiosa pelas respostas!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom livro, cheio de ação e muito surpreendente, tem cena fortes e muita ação, gostei muito desse livro, estou lendo o segundo e já começa surpreendendo.

    ResponderExcluir
  4. Estou atrás desse livro desde que li a sinopse dele!!!! Ele está no topo da minha lista de leitura junto com outros 2 livros mas ainda não pude comprá-lo.
    Eu adoro esse tipo de história…tem “guerra”, sangue, etc.
    E foi bom saber que o livro não tem enrolações!!
    Estou louca pra conhecer os personagens!!!
    Preciso desse livro!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ketellyn!
    Não tenho estomago forte, e livros com cenas de crianças matando crianças não é  pra mim, fujo deles e com certeza fugirei de Gone, mas tenho certeza que essa é uma ótima dica para quem gosta do estilo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Ketellyn!
    Nossa! Só o fato de todos desaparecerem e ficarem os menores de 14 anos já é de arrepiar, porque ficam a mercê deles mesmo.
    E quando os dois começam a disputar o comando, trazendo fatos aterradores e atitudes tenebrosas, torna o livro ainda mais interessante.
    Quero poder ler.
    “Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.” (Sandra Carey)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto algumas coisas sobre este livro(mas foi a primeira resenha que leio dele :]), não havia me chamado muita atenção, conhecendo um pouco mais dá história, até me surgiu um vontade de lê-lo, mas infelizmente vai ter que esperar um pouquinho pois a fila de prioridades já está meio apertada.

    ResponderExcluir
  8. Amei esse livro demais! Com certeza esta entre os meus preferidos!! Confesso que tbm tive medo de Drake em certas partes, e fiquei bem tensa!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que livro diferente! Eu não consigo me imaginar em um mundo só com adolescentes, porque se foram com adolescentes como os que convivo todo dia na faculdade, eu com certeza surtaria e fugiria pra outro planeta

    ResponderExcluir
  10. Estou louca para ler esse livro!
    A história é bem interessante… To mega curiosa já que falam que é super forte tb!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a tua resenha! Fiquei com mtaaa vontade de ler! Realmente, Gone é a minha proxima compra. De tanto ouvir que é um livro brutal eu decidir comprar. Além de que é um livro que parecer ser muito emocionante. Logo, vou comprar ele.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro parece ser muito bom, não tinha me interessado muito nele antes, mas depois que li sua resenha fiquei com vontade ler o livro.
    Parece bem interessante ver como tantos adolescentes vão se virar sem nenhum adulto por perto, também achei legal que o livro mostre o ponto de vista de personagens diferentes, pelo jeito o livro é bem tenso mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Imagino como deve ser uma cidade só com.adolescentes. Sam com sua equipe contra de Caine vai ser para adrenalina.

    ResponderExcluir
  14. Achei bem bolada a história, parece ser bem agitado e com uma trama empolgante. Anotado e já na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  15. Ele parece ser bem legal, uma história tambpem diferente, nao tinha visto algo do tipo ainda, pelo menos que eu me lembre. Espero poder le-lo em breve.

    ResponderExcluir
  16. esse livro parece ser muito bom mesmo! tenho um pouco de medo de ler porque já tive pesadelos em que todos os adultos do mundo sumiam, quando eu era adolescente, e não era nada legal…

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito desse livro… Só queria acrescentar como a crueldade de alguns personagens indica que ele não é um livro para jovens, é apenas um livro sobre jovens.

    ResponderExcluir
  18. Juro que não tinha a mínima vontade de ler esse livro, mas depois de uma resenha tão empolgada, já fiz logo a minha compra dele na submarino.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Ketelly!!
    Adorei a premissa deste livro!! Fiquei bem curiosa para saber por que os adultos somem do nada!! E sem dúvida uma história bem diferente do que tudo que já li!! Gostei muito da resenha que é fantástica!!
    Beijoss

    ResponderExcluir