10/03/2017

Resenha: A Ascensão do Governador - The Walking Dead #1


Titulo: A Ascensão do Governador
Série: The Walking Dead #1
Autores: Robert Kirkman e Jay Bonansinga
Paginas: 361
Editora: Galera Record


Sinopse: No universo de The Walking Dead não existe vilão maior do que o Governador, o déspota que comanda a cidade de Woodbury. Ele é o personagem mais controvertido em um mundo dominado por mortos-vivos. Neste romance os fãs descobrirão como ele se tornou esse homem e qual a origem de suas atitudes extremas. Para isso, é preciso conhecer a história de Phillip Blake, sua filha Penny e seu irmão Brian que, com outros dois amigos, irão cruzar cidades desoladas pelo apocalipse zumbi em busca da salvação. 

Resenha
O ambiente em que se passa a narrativa é logo após a infestação de zumbis começar a se espalhar pelo mundo. Acompanhamos um pequeno grupo de sobrevivente, Phillip Blake, sua filha Penny, seus dois amigos Nick e Bobby, e seu irmão mais velho Brian. Eles tem como objetivo ir da sua cidade ate Atlanta onde supostamente há um campo de refugiados. Porém essa tarefa não sera nada fácil com milhares de zumbis pelo caminho prontos para devorá-los.

Phillip é o líder do pequeno grupo, viúvo, vive a sua vida para a sua filha, ele é o tipo de homem que parte para a ação e faz o que é preciso, sem perder um segundo com questionamentos e conforme a pressão sobre ele vai aumentando, o seu único objetivo passa a ser proteger Penny a qualquer custo.


"Ela é tudo o que restou para Phillip. É a unica coisa que faz a vida dele valer a pena, a unica salvação para a sua alma ferida."

Já Brian é o contrario do irmão, apesar de ser o mais velho, ele sempre foi fraco e dependente do irmão, e nesse caótico cenário pós-apocalíptico, ele se torna um incômodo, um peso morto, medroso e que só serve para cuidar da sobrinha enquanto os homens de verdade salvam o dia. Brian sofre, e muito, para entender as regras dessa nada admirável mundo novo.

"- Nós vamos sobreviver a esse pesadelo, e vamos fazer isso nos tornando em monstros piores que eles, está me entendendo? Agora não existe mais regras! Não existe filosofia, não existe misericórdia, não existe perdão, agora somos nós e eles e tudo o que eles querem fazer é devorar a gente!."

A narrativa de Kirkman e Bonansinga é fluida e cheia de reviravoltas. Os autores não tiveram pena de seus personagens, pois estão sempre os colocando em uma situação de perigo e estresse psicológico, o que nos leva para um final impressionante.

Apesar de ser um livro de terror eu não senti tanto medo como pensei que sentiria, é claro que tem muitas cenas de sangues e massacres e que causam um pouco de nojo, e são repugnantes, mas não vi nada de tão assustador como estava esperando.

"Nenhum homem escolhe o mal por ser o mal, mas apenas por confundi-lo com felicidade, que é o que ele busca."

Os autores tentam confundir as nossas mentes em relação a identidade do Governador porém ao longo do livro começamos a perceber a evolução de um certo personagem e a decadência mental do outro.

O texto é bem escrito e a tradução foi bem feita. É escrito em terceira pessoa. Não me lembro de ter achado algum erro de ortografia.

Temos uma dose de drama, terror e suspense (isso sim tinha de monte). Se você é fã de The Walking Dead não deixe de ler esse livro.


Minha Avaliação:




20 comentários:

  1. Oi, Ketellyn!
    Não curto livros de terror e nem cenas de sangues e massacres, e confesso que a trama de A Ascensão do Governador não despertou o meu interesse, sem falar que minhas experiências em relação a livros escritos por mais de uma pessoa foram todas bastantes negativas... por isso dificilmente eu leria A Ascensão do Governador.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ketellyn!
    Pois é, sou fã da série televisiva, porém não li ainda nenhum dos exemplares escritos da série.
    E claro que deve ter muito dos filmes, porque pude identificar algumas passagens iguais ou ao menos semelhante.
    “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.” (Simone de Beauvoir)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ketellyn,
    Apesar de todas as recomendações e sucesso de TWD, eu não sei nada sobre a série de TV e os livros. Tentei assistir a série, mas não me atraiu muito. Para os fãs do gênero deve deve ser uma trama bem interessante de acompanhar, pois regada de cenas de ação!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ket!
    Apesar de zumbis serem uma das minhas criaturas sobrenaturais favoritas, eu nunca me interessei em assistir The Walking Dead. Mas gostei da resenha do livro e adoraria lê-lo. Para os fãs da série deve ser sensacional poder ter essa revelação sobre o passado do tal Governador e como ele se tornou esse tirano.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Fico feliz que tenha gostado, infelizmente eu não gostei, prefiro muito mais a série.
    o que menos gostei no livro foi evolução de um e a decadência mental do outro.

    ResponderExcluir
  6. Estava esperando uma boa resenha pra ver se vale a pena ou nao ler o livro.. acho que vale pois tb sou fã da série... O s Hqs ainda nao pude ler.. mas assim que der vou comprar ... abraços

    ResponderExcluir
  7. estou com muita vontade de ler este livro, ainda não assiste toda a temporada, mas confesso que estou gostando muito. E pela sua resenha o livro deve ser realmente emocionante.

    ResponderExcluir
  8. Li em 3 dias… Simplesmente não tem como parar de ler, demorei “tudo” isso pq no segundo e terceiro não levei para o trabalho, se não, teria devorado em um único dia…

    ResponderExcluir
  9. Eu li o livro e o comecinho foi muito bom, Depois eu achei as coisas um pouco cansativas, principalmente o Brian bundão que enche o saco o livro inteiro. O livro fica interessante mesmo quando eles chegam em Woodbury que tudo acontece muito rápido e eu fiquei desesperada pra saber o que ia acontecer

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do livro porque eu tinha curiosidade de saber como a Penny virou zumbi, e achei legal o final e a forma que o governador se revela…

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler! Super curiosa com a história. Já li até certo ponto as HQs online e simplesmente amei! Terminei de assistir a segunda temporada da série. Então eu PRECISO muito desse livro!

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito do seriado, mas o livro ainda não li.
    Achei bem interessante, pq prefiro o livro do que o filme ou seriado

    ResponderExcluir
  13. Eu li o livro e como você, devorei. Achei o final do livro muito bom, e não tão óbvio. Agora já estou lendo o segundo livro e gostando muito também.

    ResponderExcluir
  14. Comecei a assistir a série e estou gostando bastante. Comprei o livro tb. Bom saber q o livro é excelente! Acho q vou viciar em TWD

    ResponderExcluir
  15. Eu comecei a assistir a série, mas não me convenceu muito. Talvez em um outro momento... Tô pensando que talvez o livro me deixe com mais vontade. É esperar pra ver!

    ResponderExcluir
  16. Não conheço nada de The Walking Dead, nem a série de TV, nem a HQ nem o livro, mas pretendo mudar isso o mais breve possível. Tá todo mundo falando muito bem de tudo de The Walking Dead, e que bom que você gostou muito também. Sua opinião é apenas mais um dos muitos motivos pra eu ler.

    ResponderExcluir
  17. Estou vendo várias excelentes resenhas sobre esse livro, mas ainda não tomei coragem para ler! Sou meio medrosa e acho que vou ficar sonhando com zumbis!

    ResponderExcluir
  18. Não tenho muito interesse em zumbis, mas, depois de ler sua resenha, não tem como eu não ficar curiosa para ler "A Ascensão do Governador".
    Além de eu adorar história eletrizantes, fiquei muito interessada no personagem Philip. Acabou de entrar para minha lista. :)

    ResponderExcluir
  19. Ótima resenha, me deu vontade de ler. Nunca me interessei por livros de zumbis ou afins, mais sua resenha me deixou com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Ketellyn!!!
    Adoro The Walking Dead!! Mas infelizmente não li nenhum dos livros!! Gosto muito da série e espero ler algum dia esses livros da série!!
    Beijoss

    ResponderExcluir