12/02/2017

Resenha: A Garota Dos Pés de Vidro - Ali Shaw


Titulo: A Garota Dos Pés de Vidro
Autora: Ali Shaw
Paginas: 298
Editora: LeYa


Sinopse: Cenários cinematográficos, paisagens paradisíacas, pântanos congelados com animais transformados em vidro, florestas 
brancas, penhascos monocromáticos, um oceano de baleias, lendas e águas-vivas. Este é o universo fantástico de Ali Shaw, autor britânico que renova as fábulas e cria uma inusitada história de amor. Midas é um tímido fotógrafo ilhéu. Ida é uma jovem aventureira que vem ao arquipélago de Saint Hauda's Land buscar a cura para sua misteriosa doença. Ela está se transformando em vidro e juntos buscam uma solução. O que eles mais precisam é de tempo - e o tempo está passando rápido. Será que vão encontrar uma maneira de evitar a propagação do vidro?

Resenha: Midas é um fotografo, acontecimentos do seu passado tiveram consequências na sua personalidade, o fazendo não querer ter contato com outras pessoas e por consequência se excluindo do mundo, ele se expressa através de suas fotos. Ele tem uma vida vazia até que conhece uma garota.

"As iris dos olhos dela eram de um cinza-titânio, seu traço mais marcante. Seus lábios não tinham nada de especial e suas bochechas eram normais. Mas seus olhos... Ele percebeu que os estavam encarando e rapidamente afastou o olhar."

Ida tem um problema grave com os seus pés, ela anda devagar se apoiando numa bengala, ela esta a procura de um homem, Henry, que mora na ilha onde Midas vive, e ela precisa encontrar Henry o mais rápido possível para que possa se curar. A presença de Ida na vida de Midas não apenas desperta reações nele como também irá mexer em muitas feridas do seu passado.

"Algo em Ida o havia desarmado. Não apenas suas botas, seu cabelo, seu rosto. Era uma coisa estranha... A forma como a Ida real era de alguma forma mais atraente do que a Ida fotografada."

Os capitulo são curtos e médios e alternam entre vários personagens do livro, dessa forma podemos conhecer mais de cada um deles. O autor também não se prende apenas no presente, explicando melhor o passado dos personagens, sendo assim, alguns capitulo são de flashbacks.


O autor descreveu tudo muito bem, descrevendo as belas paisagens, hesitações, sensações, tudo enriquecendo ainda mais a história.

"Fechou os olhos e sentiu certa felicidade por isso, junto da desconfortável ideia de que ela estava se transformando em vidro."

O romance de Midas e Ida ganha ainda mais destaque quando na metade do livro Ida esta virando vidro e pelo que sabe, não há cura.

No decorrer da leitura o leitor fica torcendo e fica muito esperançoso para que ela se recupere, que alguém encontre um remédio, ou se preparando para a possibilidade de um triste final. O autor nos dá motivos para acreditar em ambas as possibilidades para o final.

A garota dos pés de vidro é um livro que cativa, com um enredo muito interessante e muito bem escrito do inicio ao fim. Recomendo para os fãs de dramas e romances.

Minha Avaliação: 


32 comentários:

  1. Ket, ainda não conhecia esse livro mas que história encantadora. Fiquei com muita curiosidade para conhecer a Ida, sinceramente, estou esperando pelo melhor, que ela realmente tenha encontrado o Henry. E essa capa é um amorzinho <3

    ResponderExcluir
  2. Oi Ket!
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas parece super interessante, começando pela doença inusitada da protagonista, eu ainda nem li mas já estou torcendo para que ela consiga encontrar a cura e tenha um final feliz com Midas. E a narrativa alternada entre os personagens também parece ser uma coisa ótima. Espero ter a oportunidade de lê-lo em breve!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Essa resenha me remeteu um pouco pro final do filme "Frozen" (eu sei, muito infantil), mas achei semelhante essa coisa de ir atrás da cura e etc.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ketellyn!
    Nunca tinha ouvido falar do livro e achei o enredo bem interessante. Ida e Midas já me conquistaram, só pela descrição. Acredito que é um livro que me agradaria bastante.
    Estou seguindo seu blog. Desejo-lhe sucesso!
    Um super beijo!
    Thamiris Dondóssola, Historiar

    ResponderExcluir
  5. Oi. Primeiramente, a capa desse livro é linda. Fiquei ansiosa pra ler, nunca tinha ouvido falar dessa história. Como você falou que os capitulos são bem curtos, gostei ainda mais rsrsrs. Estou um livro que tem poucos capítulos mas são longos o que torna minha leitura cansativa. Mas parabéns pela resenha, você descreveu muito bem, louca pra saber se a menina se curou. beijos

    ResponderExcluir
  6. Oieee
    Tudo bom?
    Não conhecia esse livro,mas gostei dá tematica dele, fiquei aqui torcendo para ela se curar.
    Eu gosto dá narrativa intercalada, onde podemos conhecer melhor os personagens.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Desconhecia o livro, mas a premissa é bem interessante e quero saber como será o desfecho da trama já que Ida tem esse problema de difícil cura.
    Fico feliz em saber que as descrições são muito bem feitas e praticamente transportam o leitor para o cenário onde tudo está acontecendo através das sensações que o autor consegue proporcionar.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu li esse livro há muitos anos atrás. Na época eu nem visitava blogs literários ainda. Eu gostei bastante desse livro, o achei bastante tocante e com uma narrativa que me lembrou um conto. Adorei os personagens também. Acho que esse livro nem vende mais, pois nunca mais o vi. É uma pena, pois sem dúvidas eu gostaria que mais gente lesse.

    Bjs.

    www.ciadoleitor.com

    ResponderExcluir
  9. Anos atrás quando iniciei meu blog, lembro que esse livro foi lançado e várias blogueiras amigas minhas leram e falaram bem dele, mas acabei esquecendo de comprá-lo. Gostei de vê-lo por aqui, deu até saudade. Enfim a história parece fazer um mix entre realidade e fantasia, gostei dos pontos que vc destacou. Espero que tenha um final feliz pq assim da esperança ao leitor. Parabéns pela leitura. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  10. Ketellyn!
    Bom ver um enredo inusitado em um livro de fantasia e aqui parece que a criatividade do autor extrapolou nesse quesito, o que torna o enredo bem mais interessante aos meus olhos.
    Sem contar que tem romance, né? Sempre me cativa a fazer uma leitura de livros assim...
    “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” (Georges Bernanos)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Eu vi esse livro a muito tempo, nem me lembrava dele! Lembro que achei a capa muito linda!
    Ao romances nesse estilo, provavelmente eu iria gostar desse! Me diz uma coisa, o fato dos pés dela virarem vidro é metáfora para uma doença real, ou tem um pouco de fantasia na trama?

    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Conhecia o livro por indicação. Mas não o li. É uma história linda de amor entre os dois. Mas é bem triste pela Ida, acho que só de pensar em ler imagino o que acontece :(

    ResponderExcluir
  13. Já havia visto esse título por aí, mas nunca cheguei a me interessar em saber do que se tratava. Também se encaixa pra mim em um daqueles momentos que quero aliviar a mente das minhas leituras costumeiras, pois livros como esse, fogem do meu estilo preferido de leitura.
    Obrigada por apresentá-lo. Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Aim, já quero ler!
    Sua sinopse me encantou! Tenho certeza de que vou amar!
    Adorei a resenha. Já adicionei na lista de desejados.
    Bjocas,

    www.umdiamelivro.com.br
    www.youtube.com/literamigas4

    ResponderExcluir
  15. Já tinha visto esse livro várias vezes nas estantes alheias, livrarias e etc, sempre gostei da capa e do título mas nunca parei para ver sobre o que ele era, confesso que me surpreendi com a sinopse

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem? Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas amei. Amei mesmo. A premissa, a capa o titulo. Que conjunto lindo. Fiquei muito curiosa por essa leitura. Espero que não seja triste, nada contra, mas me apego muito aos personagens e por isso torço muito por finais felizes. Dica anotada. beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Nossa, nunca tinha ouvido falar desses livro mas fiquei muito interessada por ele e encantada por sua premissa. Adorei essa sua dica e com certeza irei procurar para comprar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá, achei a capa bem bonita.
    Já tinha ouvido falar do livro.
    Apesar de ter gostado da capa não me animei tanto em ler, mas que bom que você gostou.

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, e não curti muito essa capa, mas a premissa me pareceu interessante, assim como a sua resenha, fiquei intrigada em relação a trama. se tiver oportunidade um dia eu leio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Nossa, que diferente! Tinha visto alguma coisa sobre esse livro, mas ainda não havia lido resenha alguma. Achei interessante a forma do autor abordar esse universo das fábulas e pelos trechos que li aí, parece que vai me fazer chorar. Anotado!

    ResponderExcluir
  21. Esse enredo parece interessante, não tive oportunidade de ler o livro, mas já o conhecia, o que me desmotiva a comprar é questão do romance, mas se ganhasse, leria.

    ResponderExcluir
  22. Olá Kettelyn, tudo bem?

    Eu não conhecia o livro, é novidade para mim. A premissa é bem interessante e a sua resenha ficou muito boa, adorei a dica. Acho muito legal quando a narrativa alterna entre os pontos de vista dos personagens. Dica anotada!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  23. Oi, Ket!!
    Que livro mais interessante!! Fiquei aqui imaginando o que doença e essa que pode transformar os pés de uma pessoa em vidro!! Adorei a indicação!! Super legal!!

    ResponderExcluir
  24. Oie amore,
    Tenho visto muitas resenhas maravilhosas e positivas sobre esse livro, e que capa mais lindeza!
    Legal essa ideia de capítulos divididos entre os personagens, amo isso!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  25. Nossa, juro que você é somente a terceira pessoa que sei que leu esse livro. Uma amiga minha leu e me emprestou e eu li. Depois disso só sei de você. Você chorou em algum momento? Minha amiga chorou bastante! Ela se apaixonou pela história das vaquinhas de vidro! O que eu mais gostei foi dos flash backs sobre o pai do Midas.Eu gostei bastante da construção da paisagem da ilha, até me deu vontade de visitar os locais descritos. Estou muito feliz de ter alguém a mais para compartilhar sobre esse livro.

    ResponderExcluir
  26. Eu não conhecia o livro e achei o título e a capa muito bonitos, mas a trama não conseguiu despertar o meu interesse para a leitura.

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem? Nossa não conhecia o livro, mas a sinopse junto com a sua resenha me chamou muito atenção. Já quero para ontem, por isso dica mais que anotada!
    Adorei <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia o livro, e confesso que gostei bastante dele.
    A capa é linda e a história parece que nos prende nela, pra sabermos o que vai acontecer com Ida.
    A resenha está muito boa, parabéns!

    ResponderExcluir
  29. oie como vai?
    Tentei ler esse livro uma vez, inicie mas não consegui ir em frente, não fluiu =/

    ResponderExcluir
  30. Oiii, tudo bem?
    Confesso pra ti que fiquei meio assim se iria ler essa obra ou não a sua resenha ficou muito boa, mas não sei se a leitura ria fluir, a caapa não me agradou nenhum pouco e nem a sinopse.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  31. Oii, tudo bem?
    Tenho que lhe confessar que esse não é o tipo de livro que eu costumo ler, não que eu não goste, apenas prefiro outros generos. Mas gostei bastante da forma que você expos o conteudo do livro, sua resenha esta muito bem escrita.
    Parabéns pelo blog.
    Abraços Mary do blog Leituras da Mary

    ResponderExcluir
  32. Eu adoro esses romances com toque de drama, a histórias deles me deixou curiosa para saber como se desenvolve. Dica anotada.

    ResponderExcluir