18/02/2017

Resenha: Cidade Dos Ossos


Titulo: Cidade dos Ossos
Série: Os Instrumentos Mortais #1
Autora: Cassandra Clare
Paginas: 476
Editora: Galera Record

Sinopse: Um mundo oculto está prestes a ser revelado... Quando Clary decide ir a Nova York se divertir numa discoteca, nunca poderia imaginar que testemunharia um assassinato - muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer... Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.

Aventura / Fantasia / Infantojuvenil / Jovem adulto / Literatura Estrangeira


Resenha: Clary é uma garota normal que mora com a mãe e não conheceu seu pai que morreu em um acidente antes dela nascer, ela tem a sua vida mudada de repente quando ela e seu amigo Simon vão uma noite na boate Pandemônio onde ela acaba vendo o assassinato de um garoto, e somente ela consegue enxergar os assassinos.

Então, ela decide saber mais sobre os culpados pelo assassinato e descobre haver um mundo dentro do seu próprio mundo, onde Caçadores das Sombras lutam contra criaturas diabólicas para deixar o mundo em paz, e o fato dela poder enxerga-los revela que ela pode ser mais que uma humana.

"Eu quero encontrar minha mãe. E então eu quero saber quem a levou em primeiro lugar, e eu quero mata-los."

Quando sua mãe some misteriosamente após telefonar para Clary e ela ser atacada, Clary não tem alternativa a não ser ir para o Instituto na companhia de Alex, Isabelle e Jace que são amigos que caçam e matam demônios e, junto, assam por aventuras para proteger quem amam e tentar descobrir a verdade.


E assim, a cada nova pagina, vamos nos surpreendendo com o mundo que Cassandra Clare criou, onde neles existem, vampiros, lobisomens, fadas, nephilins, demônios e outros seres a mais, que convivem com os humanos sem que eles percebam.

"Se havia uma coisa que ela estava aprendendo com tudo isso era a facilidade com que é possível perder tudo aquilo que se pensar que será para sempre."

Clary nem sequer parece uma garota de 15 anos, ou quase 16, como ela mesma afirma. Ela é uma garota corajosa e inteligente, que luta com garras para descobrir a verdade e descobrir o que aconteceu com a sua mãe.

Outro personagem que me conquistou foi Jace, ele é um caçador das sombras com um senso de humor que nos faz ficar suspirando o livro todo, ele é sarcástico, arrogante, cínico, inteligente, corajoso, honesto até demais, e se tudo isso ainda não fosse muito, ele ainda é lindo.

Juntos Jace e Clary vão descobrindo as realidade sobre o "Mundo Real" que, até então, nem mesmo Jace sabia.

"Inicialmente foi como se ele não quisesse beija-la: a boca dele estava dura, inflexível; depois ele colocou os dois braços envolta dela, e a puxou para perto . Os lábios suavizaram. Ela podia sentir os batimentos rápidos do coração dele, o gosto doce da maça ainda na boca."

Cidade dos Ossos é um livro impossível de desgrudar, o enredo da história é contagiante e a leitura é bem fluente, a autora conseguiu montar uma narrativa cheia de surpresas e acontecimentos algumas vezes inesperados e me diverti muito com a personalidade de alguns personagens.

"- Você nunca pareceu precisa de ninguém, Clary. Você sempre foi tão... controlada. Precisava apenas de seus lápis e mundo imaginários. Várias vezes eu tive de dizer as coisas seis ou sete vezes antes de você responder, e você estava tão longe. Depois virava para mim e sorria daquele jeito engraçado, e eu sabia que você havia se esquecido de mim, e tinha acabado de se lembrar. Mas eu nunca fiquei chateado com você por isso. Metade da sua atenção é melhor do que toda a atenção de qualquer outra pessoa."

A autora aborda assuntos muito interessantes na história: a verdade, homossexualidade, a questão da existência do Céu e Inferno, amor, amizade, raivam fraqueza, entre muitos outros. E, acredito que a continuação seja tão boa quanto esse primeiro livro.


Minha Avaliação:

Participe do Top Comentarista de Fevereiro

21 comentários:

  1. Muito legal conhecer sua opinião desse livro. Li já faz um certo tempo e confesso que gostei mas não achei nada demais. Porém quando vi o filme, que muitos não gostaram acabei ficando surpresa e passei a amar todo esse mundo dos caçadores de sombras. Vi a primeira temporada da série e também gostei muito. Já estou com os outros livros da série aqui, só preciso me organizar para lê-los.
    Enfim parabéns pela leitura e valeu por compartilhar suas impressões por aqui.
    Sucesso com seu blog e qualquer coisa passa lá no meu blog. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Ket, ainda não li o livro, apenas assisti ao filme e tenho que confessar que gostei bastante. Achei a personagem da Clary bem destemida e forte, como você citou, ela não é um adolescente comum de dezesseis anos. Não sou muito acostumada a ler livros de fantasia, por mais interessante que o enredo seja, porque para mim no final eu sempre irei me decepcionar (por experiência anteriores), mas esse me parece ser tão interessante e envolvente, além dos quotes que você separou são bem atrativos.

    ResponderExcluir
  3. Ketellyn!
    A série é uma das mais cobiçadas para mim, tanto porque adoro a autora, como pelos assuntos que ela aborda em cada livro.
    O enredo sempre bem desenvolvido traz grande curiosidade fico me perguntando como eles conseguiram resolver os problemas que surgem pelo caminho e porque eles acontecem...
    “Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade.” (Georges Bernanos)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo fala dessa série e eu nunca li por achar "modinha", mas também nunca tinha tido a chance de ler a sinopse, só sabia o que me contavam e devo confessar que achei muito massa!
    Sempre me apaixono por esses livros que a garota comum descobre que é muito mais do que uma simples garota!!

    ResponderExcluir
  5. Eu amo demais a série Os Instrumentos Mortais! Já li todos os livros e tenho certeza que você também vai amar! <3 Resenha incrível!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Amo muito essa série, tudo da Cassandra eu amo! Adorei a resenha e espero que mais pessoas comecem a ler esses livros!

    ResponderExcluir
  7. Tive contato com essa série durante (acho) a Bienal 2014 SP. Na época estava um bom e os livros espalhados em vários stands e então bateu a curiosidade. Comecei a ler em e-book e acredito que isso tenha desestimulado um pouco a leitura, que acabei deixando para depois. Não sei dizer ao certo pq parei, mas acho que está na hora de retomar essa série. Realmente é como vc disse em relação ao apego ao enredo pq até hj algumas perguntas insistem em não se calar me puxando logo para terminar a leitura. Legal isso dela conseguir colocar na trama diversos assuntos.

    *☆* Sorteio rolando no blog. Participem. *☆*

    ResponderExcluir
  8. Quando o primeiro livro de Instrumentos Mortais foi lançado fiquei com uma vontade louca de lê-lo, mas fui protelando e quando vi eram muitos volumes e confesso que fiquei com preguiça. Vi o filme é achei incrível, pena não ter uma continuação. Estou ansiosa para começar a ver a série Shadow Hunters. E sua resenha me fez repensar minha decisão é talvez eu dê uma nova chance aos livros.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Menina do céu, eu estou com esse livro aqui a anos pra ler e ainda não tomei vergonha na cara! E ele está autografado ainda kkk mas sua resenha me deixou bem empolgada pra ler ele. Fora que a capa é lindíssima né? Eu estou bem curiosa pra saber tudo que acontece!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ket!!
    Adoro a série Os Instrumentos Mortais!! Mas só li o primeiro livro e assisti o filme e estou acompanhando a série da Netflix!! Mas pretendo ainda ler os outros cinco livros!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Olá, nunca tinha lido uma resenha sobre esses livros e confesso que apesar de achar o enredo e sua resenha estar contagiante e rica em detalhes animadores, não funcionou pra mim, fantasia ainda não me atrai. Espero me animar a ler mais pra frente bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá *-*

    Eu amo esse livro li ele duas vezes KKKK realmente tia Cassandra sabe oque faz :) já li os três primeiros livros da serie e espero esse ano terminar os outros três.

    Bjss

    ResponderExcluir
  13. Olá!!

    Eu não li esse livro até hoje! Minha irmã ama de paixão! Mas não é o estilo que gosto. Vamos ver se um dia eu leio!
    Tenho só uma observação do seu texto, não usa-se mais a palavra "homossexualismo" que é relacionado a doença, o correto é Homossexualidade!

    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Oi! Ainda não li essa série, mas vontade não me falta. Adorei os assuntos abordados pela autora e acho que vou gostar também. Quem sabe eu me dou de presente a série e começo a ler? Sem contar que a capa é linda.

    Beijos, excelente resenha.

    ResponderExcluir
  15. Oi Ketellyn.

    Cidade dos Ossos eu conheço apenas através do filme e gostei bastante, Tenho certeza que a versão literária é impossível de desgrudar, pois geralmente o livro é melhor que o filme. Eu tenho que dá prioridade essa série e adquirir para minha coleção. Gostei da sua resenha, conseguiu deixar curiosidade.

    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Eu amei esse livro, mas confesso que quando li queria matar a Cassandra... Sim, pois eu me apaixonei de cara pelo Jace e essa coisa dele com a Clary me deixou tipo, cade o segundo livro???? Por sorte, quando eu li já estavam quase lançando o terceiro, então não foi um sofrimento tão grande. O problema foi esperar um ano entre cada um dos outros três....rs Praticamente fiquei sem unhas - tipo agora, esperando o segundo de Dama da Meia-Noite...
    A Cassandra sabe o que faz, ela criou um mundo que não tem como a gente largar e só faz a gente ficar querendo mais e mais e mais...rs
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir
  17. Olá1
    Essa série é muito amor e me fez ficar apaixonada por tudo o que essa autora escreve! Tenha certeza que os próximos volumes são maravilhosos e você vai ficar ainda mais apaixonada por todo esse universo que ela criou.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    A capa desse livro é muito linda e no início tenha curiosidade em ler. Mas depois que vi a série do Netfilx eu perdi a vontade de ler os livros, prefiro acompanhar pelo seriado mesmo. A sua resenha está muito bem escrita, adorei!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma grande curiosidade de ler esses livros, porém sempre passo outros na frente, o filme eu gostei, achei a ideia do livro interessante, vou colocar uma meta para ler pelo menos 1 livro da Cassandra esse ano e assim conhecer essa série. Bjkas

    ResponderExcluir
  20. O que podemos falar sobre essa obra. Eu já li, então posso falar mais sobre minha opinião, então eu sinceramente gostei do livro, apesar que achei a protagonista bastante frágil, espero que nos outros livros não seja assim. Existe partes do livro bem clichês, que quando lia adivinhava o que iria acontecer. Apesar disso tudo eu gostei bastante

    ResponderExcluir
  21. Oi,
    Essa foi uma história, e ainda é, que faz muito sucesso.
    Sua resenha está perfeita do livro.
    E a capa do livro é linda, perfeita com a história.
    Abrçs

    ResponderExcluir